Unid_IV_Ativ3_Conceitos_Curriculo_TIC_divina
Currículo é um conjunto de saberes que vem associado às disciplinas e situações cotidianas, representa a caminhada que o educando faz ao longo de seus estudos, implicando nos conteúdos estudados e nas realizações de atividades.
O currículo como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, onde a aprendizagem parte daquilo que ele já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas às suas dúvidas.
Hoje, várias escolas têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que o educando precisa enfrentar em seu dia-a-dia. Junto a esta perspectiva, encontramos também a possibilidade de libertar a escola do cumprimento de uma lista de conteúdos previamente estipulados e, propondo aprendizados fundamentais em um determinado tempo, ir desenvolvendo métodos de acompanhamento das aprendizagens que atendam ao contexto de desenvolvimento que cada aluno apresenta.
As tecnologias tornam o currículo mais dinâmico e enriquecem ambientes de aprendizagem,onde o aluno interagindo pode construir seu conhecimento,aprendendo e desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas.O uso das tecnologias veio facilitar e incentivar o desenvolvimento do currículo, além de possibilitar a troca de experiências de forma colaborativa,buscando aprimorar habilidades e competências para a resolução de problemas. O trabalho por projetos possibilita ao aluno explorar, produzir novos conhecimentos e trocar experiências, ampliado pela presença das tecnologias. Para que seja realizado com eficiência é necessário ser integrado às outras disciplinas, pois só assim temos uma visão da importância do trabalho interdisciplinar. O processo é um todo, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário