quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Unid_IV_Ativ2B_Projetos_de_trabalho_em_sala_de_aula_divina

Unid_IV_Ativ2B_Projetos_de_trabalho_em_sala_de_aula_divina


O trabalho foi desenvolvido com os alunos das 2ª Séries do Ensino Médio da Escola Estadual Comendador Pádua Fleury.
A proposta de atividade “A QUESTÃO AMBIENTAL”, fazia parte do planejamento curricular do 2º Trimestre da Disciplina de Geografia e foi conduzida pelos professores da escola, que conduziram as etapas de apresentação de aulas práticas e no desenvolvimento das atividades propostas envolvendo a tecnologia.
A referida proposta ocorreu em três fases sendo que, uma em sala de aula e a outra no laboratório de informática da escola.
Na sala de aula: inicialmente a professora apresentou a proposta do que seria trabalhado ( assunto, objetivos, tarefa a realizar, avaliação, tempo de execução, apresentação). Os alunos ficaram motivados e animados para realizarem trabalhos práticos referentes ao assunto proposto.
Na sala de Multimídia: A professora fez um levantamento oral, ou, uma retomada dos conhecimentos prévios dos alunos sobre “A Questão Ambiental” e o que devemos fazer para salvar o nosso planeta. Pelas respostas apresentadas os alunos demonstraram que já tinham conhecimento sobre o assunto. Responderam que era um assunto comentado todos os dias pelo rádio, televisão e internet e também em sala de aula. A professora acrescentou informações sobre o assunto convidando-os a assistirem documentários em vídeos sobre a “A HISTÓRIA DAS COISAS”; programa “ECOPRATICO” da TV Cultura e também sobre “CONSEQUENCIAS DAS AÇÕES HUMANAS NA TERRA,exibidos no site do youtube e outros . Após a exibição dos vídeos, a professora conduziu uma rica discussão sobre o tema, o que suscitou alguns relatos de experiência de conscientização e outras atitudes a partir do vídeo assistido.
No Laboratório de Informática: A turma foi dividida em 6 grupos e os alunos se posicionaram em grupos nos 12 computadores existentes ( ressaltamos que ficou um ambiente apertado). Foram logo seguindo as instruções que estavam no quadro do Laboratório:
1) Abrir uma pasta com o nome de um componente e a turma;
2) Tudo que encontrado sobre o assunto como imagens, vídeos, sons, textos e endereços interessantes salvar neste local;
3) Dar oportunidade para todos componentes do grupo dar sua opinião e manusear o computador;
4) Distribuir tarefas no grupo;
5) Chamar a professora da disciplina ou a responsável pelo laboratório quando tiverem dúvidas.
Os alunos demonstraram bastante interesse quanto ao tema em questão e curiosidade ao usar a internet e outros recursos, o que facilitou a compreensão do assunto e a execução da atividade.
O que desmotiva um pouco e torna a turma mais agitada dentro da sala de informática é a “lentidão “ da internet, ou seja, a demora para carregar as páginas.
Foram usadas 2 horas aula no laboratório de informática para dar início ao trabalho e poderem tirar as dúvidas. O restante do trabalho, conforme acordado com os alunos, seria realizado fora do horário das aulas, em casa ou em turno inverso na escola. Não poderiam deixar de prestar atenção no cumprimento das datas de entrega para correção e depois, para as apresentações.
Os Movie Maker foram muito criativos, enfocando até mesmo assuntos que eram da realidade e problemática enfrentada pelos alunos. Nas apresentações também trouxeram palestrantes para embasar ainda mais seus assuntos ( o caso da reciclagem).
Com a finalização dessa proposta, percebemos a importância do uso da informática em sala e como é necessária a continuidade desse trabalho na escola, levando os discentes a desenvolverem atividades que os permitam ampliar seus conhecimentos e terem acesso a aulas mais dinâmicas, atrativas e que despertem a curiosidade do aluno.
Consideramos que conseguimos atingir os nossos objetivos porque, além dos alunos terem realizado o que nós havíamos proposto, eles extrapolaram com suas contribuições, enriquecendo a proposta.

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