Atualmente, a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e reponsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hiepermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longas, e que não expressa a idéia de hipertexo estendido.
Hipertexo é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas donominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar dos diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texo principal.
Principais características do Hipertexto:
1- Intertextualidade;
2- Velocidade;
3 - Precisão
4 - Dinamismo;
5 - Interatividade;
6 - Acessisbilidade;
7 0 Estrutura em rede;
8 - Transitoriedade;
9 - Oorganização multilinear.
Hipertexto e internet
Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece nos ambientes digitais., pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. Outros pesquisadores acreditam que a representação hiertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possisbilidades de leitura superem o modelo tradicional cosntido das narrativas contínuas ( com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexdto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura.
Hipertexto e educação.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexo, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção de conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construão de conhecimento de forma dinâmica einserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em produção o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção a aluno se refere a conhecimentos antes aprendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.
Referências:
Wikipédia;
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TICs.
Olá Coléga!
ResponderExcluirA sua contribuição enriquece e aprofunda o nosso conhecimento, nessa área de estudo que para muitos de nós não é tão familiar ainda.
É interessante esses textos, pois unterage e complementa com demais pesquisas.
Abraço!
Geni Sartoretto
Olá Colega!
ResponderExcluirA sua contribuição enriquece e aprofunda o nosso conhecimento, nesse campos que para muito de nós não é tão familiar.
É interessante esses textos, pois interage e complementa com demais pesquisas.
Abraço!
Geni Sartoretto
Olá cara colega!
ResponderExcluirGostei muito de ler o seu texto e concordo que o hipertexto como ferramenta de aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece.
Abraço,
Isabel Cristina