Plano de Aula com Material Digital
O plano de Aula a seguir foi elaborado por Divina Ferreira de Aquino Mendes-Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s.Tutora: Marilda da Cruz Sales VazConteúdos: “Lugar onde vivo” - figuras de Linguagem
Tema: Criando metáforas Disciplinas Envolvidas: História e Língua Portuguesa Público Alvo: 6° ano
Período de Execução: 04 aulas
Objetivo Geral: Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e cultura local e propiciar o uso das TICs.
Descrição das Atividades:Atividade 1☻Apresentação em Data show de vídeo sobre o “Tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional Tocantins”e, slides sobre a Catedral, discussão com o grupo sobre a preservação das memórias a partir de questionamentos.☻Após a leitura realizada apresentar em murais tabletes coloridos com palavras chaves sobre a cultura material e imaterial de Porto Nacional.♪ Rua das flores, casarão rosa, maestro Adelino, tia Júlia, mãe tia Eulina Braga, Luzia da Silva, pau d’oléo, cabaçaco, Padre Luzo, ♪ buracão, praia porto real, carreira cumprida, draga, piau, Lajedo escadinha, pacu, lajedo caranha, balsa....☻Dividir grupos para a elaboração de poemas envolvendo as palavras apresentadas e após apresentação em mural.Atividade 2☻Leitura dos poemas “Júlia” e “A casa rosa de dona Custódia” Interpretação dos poemas – introdução a figuras de linguagem (metáfora, personificação, comparação e reiteração com dinâmica).☻ Com base nas personagens – tia Júlia, dona Custódia e o casarão rosa. Fazer pesquisa a partir das perguntas: Quem são esses personagens? Quando viveram? O que faziam? Qual a colaboração deles para o desenvolvimento da cultura de Porto Nacional?Atividade 3Apresentação das pesquisas com uso dos recursos áudio e visual em Power point , após elaboração individual de um poema com base nas informações apresentadas.Atividade 4Terminado o texto fazer reescrita no Labim. Em seguida linkar as palavras diferentes no texto e postar no blog http://divinaaquino.blogspot.com que professores e outros alunos leiam e façam comentários.Recursos Materiais: Comunidade local , computadores com acesso a Internet, murais, vídeo, CDs e livros de poemas.Recursos Humanos: Professores e técnico do laboratório de informática .
Competências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor de texto e Internet.Avaliação:A avaliação será feita pela professora que observará a participação, a interação entre os grupos, bem como, a compreensão quanto a interpretação dos textos , a conceituação das figuras de linguagens apresentadas e o uso desse recurso na produção dos textos e, principalmente o cumprimento do prazo estabelecido , a qualidade e conteúdo da pesquisa apresentada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário