Escola Estadual Ana Amorim
Professora: Divina Ferreira de Aquino Mendes
Conteúdo: Ciclo da água
Componente Curricular: Ciências Naturais
Objetivo: Desenvolver o conhecimento sobre os movimentos da água e sua importância para a manutenção da vida.
O que o aluno poderá aprender com essa aula: Ter conhecimento desse fenômeno natural, tendo como conseqüências as mudanças de estado físico da água: líquido, fasoso e sólido, durante o processo de csirculação. Além disso, a sua importância para a manutenção da vida no planeta.
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor: a formação de nuvens, a chuva, a neve, a neblina.
Estratégias e srecsursos das aulas:
1ª aula: A abordagem do tema ambiente externo à sala de aula, em contato com a natureza (introdução e aprofundamentos). Abrir uma discussão a respeito da água se fazendo presente em todos os elementos da natureza. Chamar a atenção dos alunos para o céu: formação de nunves, o sol aquecendo as águas e secando o chão, lembrar o orvalho da manhã nas plantas. Chamar a atenção ainda, que em todos esses fenômenos estão ocorrendo mudanças da água, através de transformações em seu estado físico: líquido, gasoso e sólido. Apresentar o ciclo da água através do Data Show, fazendo explicações conforme a animação e ir aprentando os temas.
2ª aula: Levar os alunos ao laboratório de informátiva para que em grupos possam resolver a atividade interativa sobre o ciclo da água que está disponível em:
Logo após a socialização entre os alunos sobre a atividade desenvolvida sob a orientação do professor, fazer a conclusaão da atividade. Pedir que os alunos façam um desenho representando o que aprenderam. E depois fazer a exposiçao dos desenhos no mural da sala.
Avaliação: Serão avaliados através da participação e interação não só com os joguinhos de animaçao como também com os colegas entre si.
Olá Divina...gostei muito do seu plano de aula usando recursos tecnológicos.. Com certeza a garotada terá oportunidade compreender o processo de transformação da água, tendo como auxilio o slaid no data show.
ResponderExcluirAbraço...